Santiago, Chile (2016)

Vista da capital do Chile, Santiago, do Cerro San Cristóbal, a 880 metros acima do nível do mar.

IMG_1303

Essa foi nossa primeira viagem ao exterior sem Tozinho que ficou com os avós. Eu já tinha viajado outras vezes para o exterior, mas, sem Binha e sem Tozinho. A primeira grande diferença é o nível de saudade. Como estamos sempre juntos, eu, Binha e Tozinho. Estar com ela, e, sem ele, exacerbou a saudade por ele. Mas, a cidade proporcionou vários bons momentos: veja a seguir, estou cercado de uva, ou melhor de vinho, em visita à vinícola Concha Y Toro nos arredores de Santiago.

IMG_8156

A cidade de Santiago não fica no litoral. Seus habitantes que desejam aproveitar a brisa marinha normalmente recorrem a cidade de Viña del Mar que fica a 120 km de distância (a foto a seguir foi tirada na praia de Viña del Mar). A cidade vizinha de Viña del Mar é Valparaiso e sua parte histórica foi declarada patrimônio da humanidade em 2003 pela Unesco. Suas ruas e morros lembram nossas Olinda e Salvador, mas, assim como nossas conterrâneas, Valparaiso requer mais atenção e cuidado de quem a governa.

vinadelmar

Banhada pelas águas do Pacífico, Valparaiso teve seu auge no passado pois era rota obrigatória para os navios que desejavam fazer a transição entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Após a construção do canal do Panamá, não era mais necessário fazer uma viagem tão longa para atingir o mesmo resultado. Logo, a cidade que outrora possuía um dos principais portos do mundo, perdeu seus visitantes contumazes.

A imagem à esquerda acima foi registrada no Museu de Arte Pré-Colombiana que fica no centro de Santiago. Já a fotografia à direita, que mostra diversos itens dispostos em fileiras verticais suportados por cordas, foi registrada abaixo da estátua da Vigem Maria no topo do Cerro San Cristóbal.  Misticismo e fé, sejam eles contemporâneos ou antigos, estão presentes aos pés dos Andes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s