Primeira turma de Residência em Visão Computacional do CIn-UFPE

Depois de um ciclo com um ano de disciplinas mais três meses para a confecção do trabalho de conclusão de curso, encerrou-se, no último dia de novembro deste ano, a primeira turma de residência/especialização em Visão Computacional do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Coordenar esta primeira turma foi uma experiência gratificante que compartilhei com muita gente competente e dedicada.

Uma forte tríade (CIn, Samsung e SiDi) concebeu tal residência com o principal objetivo de formar gente capaz de dotar o computador de olhos e de cérebro para entender e interpretar imagens e vídeos. Profissionais especializados para um mercado ávido por qualificação.

Quanto ao cerne do curso, os egressos tiveram a oportunidade de aprender diversas técnicas relacionadas à inteligência artificial, à aprendizagem de máquina, ao processamento de imagens, à visão computacional e à aprendizagem profunda (deep learning). Além da parte teórica, os alunos vivenciaram o desenvolvimento e o ciclo de vida de produtos relacionados à visão computacional em um ambiente profissional de produção. Esta parte foi orquestrada pela experiente e competente equipe do SiDi.

Esta empreitada foi realmente um trabalho de um grande time: Luciano Barbosa (vice-coordenador da residência), equipe Samsung-CIn (em especial, Berg Quintino, Ana Ferraz, Luciene Souza), SiDi (Rogerio Moreira, Michel Silvério, Angelica Demarchi Munhoz, Nicksson Ckayo Arrais de Freitas e demais membros) e professores (Adiel Teixeira de Almeida Filho, Carlos Alexandre Barros de Mello, Fernando Maciano de Paula Neto, Luis Filipe Alves Pereira, Jonysberg Peixoto Quintino, Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto, Luciano de Andrade Barbosa, Tsang Ing Ren). Lista sempre em construção… 😉

Parabéns especial aos alunos da residência: Arianne Santos da Macena, Bruno Henrique Lira dos Anjos, Caio Felipe Pinheiro Cantanhêde, Daniel Cavalcanti Macedo, Eliaquim Moreira do Nascimento, Francisco Mauro Falcão Matias Filho, Franklin Lázaro Santos de Oliveira, John W. Soares de Lima, José Dias Carneiro Neto, Otávio Azevedo de Carvalho Kamel Barbosa, Ravi Barreto Doria Figueiredo, Richardson Bruno da Silva Andrade, Tasso Luis Oliveira de Moraes, Vinicius Dantas Santos e Wesley Souza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s