Omaha Beach, França (2018)

As tropas aliadas foram divididas em cinco setores quando do desembarque na costa da Normandia no dia D da segunda grande guerra. Um desses setores foi centrado na Omaha Beach. Tomar esse setor era responsabilidade do exército americano com a ajuda de ingleses, de canadenses e de franceses.

2018-les-braves(Monument Les Braves — Omaha Beach)

Na areia da praia avista-se um monumento, Les Braves, em homenagem aos mortos durante a batalha. Monumentos reavivam a memória. São marcas palpáveis e visíveis que despertam os olhares mais distraídos. Monumentos não deixam a história se desvanecer. Por que esse monumento está aqui? O que ele representa? Quem o colocou aqui? Monumentos despertam questionamentos que nos transportam no tempo e que nos fazem pensar “e se” as circunstâncias fossem outras, pensar em como transcender instruído pelo legado.

A algumas centenas de metros do monumento Les Braves, repousa um memorial-cemitério (Cimetière américain de Colleville-sur-Mer) com centenas de cruzes brancas em homenagem aos norte-americanos mortos durante a reocupação. Esse cemitério é território americano cedido pelos franceses aos Estados Unidos.

Estamos fadados a errar, mas ignorar é uma escolha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s